MATERIAL DESIGN

Uma breve introdução


 

Há poucos dias o Google lançou mais uma palavra que vai deixar a vida dos designers de interação um pouco mais emocionante: “MATERIAL DESIGN”.

Com o lema à frente de seus produtos: “Concentre-se no usuário e tudo o mais se seguirá” eles abraçaram de vez essa ideia e compilaram vários princípios básicos do design clássico com as possibilidades infinitas que os devices e o trabalho multiplataforma podem oferecer, e as inumeras interações que vem junto com a inovação tecnologica. Surge daí um documento vivo, atualizado sempre que uma nova tecnologia apareça, sempre uma ideia venha a cabeça ou que uma nova possibilidade de interação surja, este projeto vivo ganhou o nome de “MATERIAL DESIGN”.

Minha observação: é uma extensão mais elaborada do flat design? Não!!! O que foi pensado vai muito além da interface com o usuário, é a utilização completa de todo os inputs e outputs dos periféricos a serviço da experiência do usuário.

 

Objetivo

O documento foi criado para permitir que profissionais de tecnologia consigam criar uma experiência unificada entre plataformas e diferentes dispositivos usando os preceitos dos dispositivos móveis fundamentais: toque, voz, mouse, teclado e todos os métodos de entradas chamados de primeira classe.

 

A Metáfora

O Material Design é baseado na realidade tátil, inspirado no papel e tinta, gravidade, massa e movimento mas com as  possibilidades de magia e imaginação que só a tecnologia oferece.

Inspirado nas superfícies e atributos táteis que ajudam o usuário a entender facilmente as referências reais do que esta representado. Toda a flexibilidade dos materiais reais cria novos affordances para a interação humano computador que superam o mundo físico, sem quebrar as regras da física. Como os fundamentos da luz, superfície e movimento e as relações entre sí são essenciais para transportar o mundo real para o virtual.

 

Design Corajoso e Intencional

Não deixando o real de lado, a inspiração vem do design gráfico: os sistemas de grades, espaços negativos, cores e tratamentos visuais vem da diagramação minuciosa da editoração eletrônica para guiar os designers de interações e interfaces na a criação de hierarquia de informações, tipografias elegantes com ênfase nas ações e decisões das melhores funcionalidades e pontos de interesses para os usuários.

Obs.: Não estamos falando de Skeumorfismo! Mas do foco na informação, diagramação e tratamentos de imagens beirando o fotojornalismo que encontramos em jornais, revistas e outros meios impressos.

 

O Movimento Que Reforça

O movimento respeita e reforça que o usuário é o motor principal das ações e reações nas interações com o mundo virtual, é de suas ações que se iniciam os movimentos: usando a força e a intesidade para dar o suporte necessário para transportar o físico para o virtual sem quebrar a experiência – mesmo quando o usuário transforma e reorganiza toda a informação imagética.

Todo esse aparato serve para concentrar a atenção do usuário e manter a relação de continuidade com o mundo real, o feedback deve ser sutil mas claro e assertivo e fazer com que a transição do real para o virtual seja coerente.

 

O Google trabalha os seguintes tópicos detalhadamente para embasar e auxiliar a criação de novas experiências:

• Animação

• Estilo

• Layout

• Componetes

• Padrões

• Usabilidade

• Recursos

 

Para ver como tudo isso fica dê uma olhadinha nesta animação, rapidinha e cheia de exemplos do que o pessoal do google esta falando e acredita ser a melhor interpretação do Material Design:

https://www.youtube.com/watch?v=Q8TXgCzxEnw#t=14

Nas próximas semanas vamos tratar todos os ítens deste assunto para entender melhor como foi pensado e como podemos aplicar em nossos projetos o MATERIAL DESIGN.

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About Alearte Designer de Interação

Uma comunicadora que depois de 10 anos de experiência em Direção de Arte resolveu abraçar de vez sua paixão por tecnologia. Hoje, concilio minha paixão com um trabalho estimulante, onde me mantenho sempre atualizada das novidades e ainda posso me divertir muito com tudo que a tecnologia me deixa proporcionar para melhorar a Interação do Homem com as maquinas. Sou uma Designer centrada no usuário, analista de interfaces gráficas e arquiteta de informações. Entusiasta de sistemas e sites com acessibilidade para todos e melhor usabilidade. Conheça mais sobre mim através de meus trabalhos.

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