O que é e o que faz um Designer de Interação?

Design de Interação é uma área do Design especializada em projetos interativos como: Sites, PDA’s, Jogos Eletrônicos e Softwares.
Seu principal foco são as relações humanas construídas e vividas através dos “artefatos interativos” – celulares, tablets, sites, jogos, smartphones, etc.

A principal filosofia do IxD – Design de Interação, acostumem-se com este termo – é o desenvolvimento de projetos, à partir de conceitos construídos com base na observação das experiências e testes com usuários, visando a melhor interação entre homem e máquina.

Conhecido como “Design centrado ao usuário” os principais benefícios que este profissional acrescenta a um projeto são:
• Adequar propostas do sistema ao usuário;
• Balancear: Interação x Funcionalidade;
• Prevenir e evitar erros do usuário;

Assim, os Designers de Interação superam os desafios de usabilidade, criam produtos e serviços inovadores e proporcionam máxima satisfação e interatividade do produto, tirando maior proveito das tecnologias e trazendo para o usuário uma tecnologia que ele pode usar e experimentar com maior qualidade e aproveitamento.

O PERFIL DO DESIGNER DE INTERAÇÃO

O que eu preciso para me tornar um Designer de Interação? Segundo Dan Safer, suas atitudes devem ser:

• FOCO NO USUÁRIO: Entender o usuário, questionar suas escolhas, observar suas ações e estudar seu ecossistema, saber onde ele está inserido e quais suas experiências com o Device para qual você está projetando;

• ENCONTRAR SOLUÇÕES SIMPLES: Quando criamos escolhas, abrimos as portas para erros. Crie escolhas simples e livre o usuário de problemas. Evite que ele erre;

• GERAR MUITAS IDÉIAS E PROTOTIPAÇÃO RÁPIDA: Quem nunca teve uma idéia muito boa, que fazia todo sentido na nossa cabeça, mas ao colocá-la em prática foi uma amarga decepção? Tempo é dinheiro, com tecnologia coisas que demoram muito ficam para trás da concorrência. Com a prototipação rápida aquelas idéias menos eficazes são descartadas logo nos primeiros testes;

• TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA: Esta é uma área que exige observar o próximo, ouvir com cuidado, aceitar opiniões e dialogar em vários campos do conhecimento humano, buscar proximidade com vários tipos de usuários e profissionais. Aquele chopinho com os amigos, as reuniões no cafezinho da empresa agora tem uma desculpa profissional para acontecer!  Mas cuidado, ouvir é essencial, prestar atenção aos detalhes e estar sempre em busca do conhecimento sobre o comportamento humano.

• CRIAR SOLUÇÕES ADEQUADAS: Mais importante que trazer soluções é adequar às soluções ao contexto do usuário – seja ela sociais, psicológicas ou culturais – é preciso estudar o usuário e saber o contexto histórico-social em que ele está inserido para não causar mau estar;

• AMPLIAR SEU CAMPO DE INFLUÊNCIA: Ter interdisciplinaridade no seu dia-a-dia, ler sobre vários assuntos, conhecer novas culturas, saber o que cada pessoa dentro da sua equipe faz, do que elas gostam, do que não gostam, estar por dentro das tecnologias, das noticias do mundo e da sua cidade. Estar sempre curioso, buscar respostas para perguntas que você normalmente não faria, estudar coisas que te faça entender o próximo e suas escolhas;  Só assim, você encontrará soluções simples e inovadoras para o dia-a-dia;

•  INCORPORAR EMOÇÕES EM SEUS PROJETOS: O aspecto emocional é o que liga as pessoas às coisas. Quantas vezes olhamos aquela camiseta velha, aquele tênis surrado ou um brinquedo da nossa infância, que não usamos mais, mas que gostamos muito e não nos desfazemos por nada? O mesmo acontece com outras pessoas em vários níveis! Se não existir um fator emocional a um produto, este estará fadao ao fracasso, somos nós que colocamos vida aos objetos e as coisas ao nosso redor, se não nos conectarmos com os objetos ao nosso redor, eles não farão diferença em nossa vida, logo, esqueceremos dele.

Ficou longo, eu sei. Mas é dificil definir em poucas palavras. Normalmente fico tão entusiasmada com o trabalho que não percebo o quanto eu falei.  Caso tenham gostado da profissão de Design de Interação e queira saber mais, fiquem ligados, apareçam por aqui por que vou ao longo do processo de aprendizagem vou passando todo o conhecimento que adquiri para vocês. Se vocês tiverem conhecimentos ou informações que queiram compartilhar comigo, fiquem à vontade, pois como uma Designer de Interação ainda tenho muito que aprender em todos os campos de influência da vida!!!

Um grande abraço para todos e até o próximo post!

Alessandra Peguim Rosa

Advertisements

About Alearte Designer de Interação

Uma comunicadora que depois de 10 anos de experiência em Direção de Arte resolveu abraçar de vez sua paixão por tecnologia. Hoje, concilio minha paixão com um trabalho estimulante, onde me mantenho sempre atualizada das novidades e ainda posso me divertir muito com tudo que a tecnologia me deixa proporcionar para melhorar a Interação do Homem com as maquinas. Sou uma Designer centrada no usuário, analista de interfaces gráficas e arquiteta de informações. Entusiasta de sistemas e sites com acessibilidade para todos e melhor usabilidade. Conheça mais sobre mim através de meus trabalhos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: